"A gente lê Wando!"

Publicado em 12/02/12

Na última terça-feira, as calcinhas trajaram preto, morreu Wanderley Alves dos Reis, o Wando! O brega verteu lágrimas, a “Moça” chorou “Coisa Cristalina” e era de “Fogo e Paixão”! Por que somos bregas não confessos e escondemos a sete chaves esse traço? Por que dizemos que estávamos “correndo” os canais da TV e , sem querer, passamos a ver Ratinho, TV Fama, Raul Gil, Superpop, Datena, Faustão, BBB, Gugu se, na verdade, agendamos até o horário do despertar e viramos garotos e garotas de programação?


Wando era isso, vejo-o como a camisa que ninguém quer usar, mas admira-se quem usa, que canta e encanta pelo apelo do brega, o cara que comia pão com mortadela e tubaína, fazendo charme de caviar com champanhe! 

Esse cara mordia a maçã tentação derrubando tabus, ele tornava as mulheres Evas sem culpa e essas fêmeas passavam de meras costelas a rainhas dos prazeres, das tendas dos prazeres!

Wando era a figura do anacoluto, “Quem ama o feio, bonito lhe parece!”, o ioiô deixou de ser brinquedo e passou a ser a musa. Nem Freud explica!

Quantas vezes cantei no carnaval do BAC com a Turma da Banda de Sassi e Tuba “O importante é ser fevereiro” achando que era de Jair Rodrigues, mas era do Wando!

Gilliard, Peninha, Reginaldo Rossi, José Augusto, Amado Batista, quantos bregas que se tornaram clássicos?

Por que posamos de cultos, mas idolatramos esses comuns? O pinguim na geladeira, a garrafa com água em forma de abacaxi, a vitrola, o Bombril na antena, a calça boca de sino, creio que Wando nos resgatava a esse universo, somos nostálgicos, somos nevrálgicos, somos bregas!

Compram-se as ideias do brega às escondidas, “Sozinho” ficou chique na voz de Caetano Veloso, mas é de Peninha! “Ai se eu te pego” é de Sharon Acioly, mas o sucesso é de Michel Teló! 

Quem sabe Wando vira nome de rua, é homenageado, é reverenciado, sem ser chamado de brega! Eduardo Dusek disse outrora que o brega é chique, nome de novela Global, quem sabe gravam um sucesso em homenagem ao Wando das calcinhas: Ai se eu te Brego! Descanse em paz, rei das calcinhas, dias de “raio, estrela e luar”!

SINUHE DANIEL PRETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário