Adeus, Jairo Mendonça

Publicado em 16/03/11

Dizem que a natureza não é mais a mesma, entre outras surpresas climáticas, a chuva in-cessante que assolou quase todo o pais durante o carnaval! Metaforicamente, insisto em dizer que pingos de chuva são lágrimas por algum ocorrido, seja de uma destruição provocada pelo homem, por uma despedida indevida ou por um beijo inesperado mais do que o esperado!


Nos anos 80, jogávamos futebol no Campo do Triagem, no time do Buffet Vilani, eu, aspirante eterno por um futebol convincente, era o falso ponta falso do técnico e zagueiro Osvaldo Vilani. No time titular, entre vários craques, estava o amado guerreiro volante Clarisvaldo Arantes, o “Vardão”. Uma tragédia automobilística levou-o de nosso convívio e resolvemos, pelo menos por um tempo, apo-sentar a camisa 5 do "Vardão"!

O sensato destino trouxe para nós, quiçá, um dos mais habilidosos volantes que já vi jogar: Jairo Pinto Mendonça, irmão do craque "Chuchu Belez" Jorge Mendonça. Que me perdoem Lorico, Zé Mário, Márcio Araújo, mas Jairo jogava muito! Era o futebol romanticamernte debochado, seu marcador logo recebia o nome de “nega”, “mulher que não saía do pé”, era engraçado e clássico, era Chaplin com a bola nos pés!

Poucas pessoas sabem que quando o bicheiro Castor de Andrade foi buscar os irmãos Mendonças em Silva Jardim, Rio de Janeiro, Jairo era o craque e Jorge Mendonça foi para o Bangu de contrapeso!

Jairo deixou-nos no último domingo, dia 13, como diria o senhor Brasil Rolando Boldrin: "viajou fora do combinado". Um pouco menos de alegria no futebol, menos habilidade no meio-campo, menos piadas e gozações! No entanto, deu na TV Céu que o time do “Homem Lá de Cima “ pode tornar-se imbatível, pois o diretor Celso Zinsly acaba de contratar Jairo Mendonça para compor um triângulo mágico que promete com Jairo, Jorge Mendonça e Washington "Austin" de Souza, haja habilidade! Entendeu por que os céus choraram tanto nos últimos dias? Descanse em paz, Jairo Mendonça!

Obrigado, amigos, sugiro que o Esporte Clube Noroeste faça um minuto de silêncio no próximo sábado, pois Jairo jogou no Norusca em 1981! Abraços! 

SINUHE DANIEL PRETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário