Tropa de Tiriricas

Publicado em 26/10/10

A erva daninha obteve nove mil votos em Bauru, mas que se dane, não é problema meu, não gosto de política! Também não gostei até os quarenta anos, votei por preferências clubísticas, amigos dos amigos, promessas de remessas, raiva, feriados frustrados por ter que votar e por aí afora! No entanto, voto não é titica e nem Tiririca! Voto é ser de voto ou devoto, é amar a cidade, o estado, o país! Você já reparou nos jogos do Brasileirão que ocorrem no Sul do país? Eles, torcedores, cantam o Hino Nacional com ironia ou à revelia, mas na hora do hino do Rio Grande do Sul, o respeito é exacerbado, a cada gol do Colorado ou Grêmio aparece a faixa da República do Rio Grande do Sul! Acredito que nem a ciência explica tal consciência!


 Voltando a terras nem tão Terras Brancas mais, mas cheias ainda de "abacaxis", elegem-se Clodovis, Franks Aguiares, Mulheres Frutas e , claro, Tiriricas! Até aí, problema  é de cada um que reflete no conjunto da obra, nem tão prima, mas madrasta! Sim, vejo e, decididamente,  com todo o respeito ao voto de cada um, uma sacanagem! Será que o Tiririca é, realmente, o culpado? Quem realmente é o Tiririca? E, por favor, não o chamem de palhaço, pois os palhaços não merecem tal ofensa, porque o palhaço o que é? É  ladrão de mulher e não ladrão de TSE!

Os Tiriricas somos nós, somos os pseudoeleitores, somos os pagadores de promessas de nossos falsos políticos, somos os que ficam na fila , como nas dos desorganizados cinemas  de Bauru na estreia de Tropa de Elite 2 e não falamos nada, que pagamos a maior taxa de tarifa telefônica do mundo e achamos que somos "vivo ", é "claro"! Somos os Tiriricas que pagamos pedágio, mas achamos que as estradas estão boas! Que fomentamos o comércio dos pseudoguardadores de carros, tornando-nos reféns dessses elementos, que não temos um ginásio de esportes para torcer pelo basquete Itabom  ou pelo vôlei do Iesb-Preve!

Assumimos que somos os Tiriricas dos bancos sem bancários e suas intermitentes filas, dos impostos sem fim,  do combustível com preco inatingível,  mas isso é normal! Chamamo-nos Tiriricas da falta de cultura , da posse de um único teatro e com precos inacessíveis e com uma única livraria, obviamente, sem promoções! Somos Tiriricas de um sistema médico que não oferece médicos, razoavelmente, dois por área e uma dízima periódica de espera para o atendimento, mas isso é normal! Aliás, quando esta cidade terá uma faculdade de Medicina? Não tem como pedir uma emprestada para Marília? Tornamo-nos Tiriricas de um lixo que não é recolhido, que se decompõe, enquanto a empresa se recompõe! 

Somos Tiriricas, vítimas de radares por toda parte, de crianças ao semáforo jogando limões para cima  a troco de moedas, vítimas de viadutos órfãos de pai e mãe, de distritais abandonados para a prática do futebol! Merecemos a pecha de Tiririca, votamos  errado, temos raiva de votar, enquanto pensamos nisso, o falso verdadeiro Tiririca, mais uma vítima do sistema desde o seu e do Coronel Nascimento, estará com vencimentos  do total de duzentos corajosos laboriosos aposentados cantando “Florentina, Florentina de Jesus... “

SINUHE DANIEL PRETO

Nenhum comentário:

Postar um comentário